QuemSomos.jpg

Nossa história

Com a extinção do Banco Nacional da Habitação – BNH, um grupo de ex-empregados atuantes, constitui o “Movimento em defesa da PREVHAB”  e “Asas-BNH”, para discussão motivadora de um processo de participação em busca de soluções e impasses que preocupava a todos.

Através de um canal de informações e contatos foram realizadas inúmeras reuniões. No decorrer de suas avaliações demonstrou-se, por parte dos então dirigentes da Anas-BNH, o desvirtuamento de intenções de interesse geral, pelo casuísmo e motivações particulares, inteiramente fora dos propósitos iniciais, sendo então tomada a decisão de desfiliação dos participantes do movimento e consequente fundação de nova entidade.

No dia 26 de abril de 2002, foi criada a ANAPHAB, com o objetivo de “defender os direitos de seus associados na condição de participantes dos planos de previdência geridos pela PREVHAB, FUNCEF, Caixa Seguros ou por outra qualquer entidade”, conforme apontado em seus estatutos.

Concluída a fase de implantação atuamos diretamente na consecução de assuntos primordiais.

No tocante a consolidação e fortalecimento da PREVHAB, promovemos e participamos de reuniões, nos estados, sobre a implantação do novo Plano de Benefícios e, em Brasília, no acompanhamento junto a Secretaria de Previdência Complementar – SPC, do processo de enquadramento às normas da Lei 109/2001, na formalização do Ato Regulamentar Aditivo nº 1.

Relativamente aos vinculados à FUNCEF, participamos das tratativas de transferência de assistidos, inicialmente pela Caixa Seguros e posteriormente para a FUNCEF, com realização de diversas reuniões, tanto em nossa sede quanto no CREA-RJ- algumas com 400 participantes -, para questionamentos, debate e esclarecimentos de dúvidas sobre os Planos então oferecidos pela Caixa, finalizando com a realizada no auditório do edifício sede da CEF/RJ, com a presença, a convite da ANAPHAB, de membros da equipe gerencial formuladora do Plano Reb.

São também constantes os contatos com a GENEP – Gerência de Negociações Trabalhistas e Previdência Provada – para acompanhamento da situação de caráter ainda provisório em que se encontram aqueles que não aderiram ao Plano REB.

Há 18 anos vem a ANAPHAB atuando, com autonomia, representatividade e de forma independente perante as entidades previdenciais e também pelo intercâmbio e permuta de experiências associativas com vista à promoção de atividades de lazer, sócio culturais e prestação de atendimento diversificado. Seu sucesso vem sendo possível devido à participação ativa de cada um de seus componentes, que perceberam a importância de uma união sadia na busca de novas conquistas.

A ANAPHAB somos nós!